Artigo

Monteiro Lobato, um visionário

Por João Neutzling Jr - Economista, Bacharel em Direito, Mestre em Educação, Auditor estadual, Professor e pesquisador - [email protected]

O escritor Monteiro Lobato (1882 - 1948), nascido em 18 de abril, ficou notório pelo conjunto de obras do Sítio do Pica Pau Amarelo (1939) que foi veiculada pela TV Globo nos anos 1970, com a música de abertura de Gilberto Gil, entre muitas outras histórias infantis.
A obra de Lobato encontra paralelo no francês La Fontaine (1621-1695) e em Hans Cristian Andersen (1805-1875).
Mas Lobato foi o precursor de uma batalha no país que poucos conhecem: a indústria do petróleo no Brasil.
Depois de ter trabalhado como adido diplomático nos EUA, nos anos 1930, ele percebeu a importância do ferro, rede de transportes e do petróleo como elementos indispensáveis ao desenvolvimento de qualquer país.
Em 1931, Lobato criou a Companhia de Petróleo Cruzeiro do Sul, iniciando a prospecção em São Paulo.
Mas agentes da Standard Oil Company (posteriormente se tornaria a Exxon Mobil) já estavam operando secretamente no recôncavo baiano, Vale do Ribeira entre outras localidades. E geólogos dos EUA afirmavam que o Brasil não tinha reservas de petróleo exploráveis.
Em 1936, Lobato publica a obra "O Escândalo do Petróleo" onde denunciava que técnicos estrangeiros do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) estavam atuando pela venda de segredos do subsolo a empresas multinacionais americanas.
Em 1938 é encontrado petróleo na Bahia e o governo federal cria o Conselho Nacional de Petróleo.
Nos anos 1940 ocorre um debate entre nacionalistas x entreguistas. Os primeiros (Getúlio Vargas entre eles) defendiam que o petróleo fosse explorado por uma empresa estatal e os segundos (Gaspar Dutra) defendiam que o País não tinha tecnologia suficiente e deveria repassar a atividade para empresas estrangeiras.
Neste cenário, Lobato é preso em 1941 por condenar a política nacional de exploração de minérios, segundo ele, entreguista demais e pouco nacionalista. Ele vem a falecer precocemente em 1948. Mas sua luta não foi em vão.
Logo o País inteiro é envolvido na campanha "o petróleo é nosso", onde se defendia a soberania nacional e o monopólio estatal do petróleo contra a exploração da nossa riqueza por empresas estrangeiras.
E, por meio da lei nº 2.004 de 3 de outubro de 1953, foi instituído o monopólio estatal do petróleo e criada a Petrobras.
A Petrobras hoje está entre as dez maiores petrolíferas do planeta e tem valor de mercado de 80,5 bilhões de dólares e lucro de R$ 190 bilhões (2022).
Cabe ressaltar que o lucro de uma empresa estatal vai para o tesouro público (que representa o bem comum), enquanto que o lucro de uma empresa privada vai para um particular.
Enquanto Lobato queria desenvolver a indústria nacional em setores estratégicos, outros governadores e políticos estão, atualmente, entregando empresas estatais essenciais para investidores estrangeiros (por meio de privatização), sem compromisso com nosso País, e compromisso apenas com o interesse do investidor estrangeiro.
Monteiro Lobato foi um visionário, um homem a frente de seu tempo, um nacionalista desenvolvimentista que não teve o devido reconhecimento em vida.
Quem aqui não assistiu ao Sítio do Pica Pau Amarelo? Quem aqui não comprou gasolina ou lubrificante da Petrobras? Agradeçam ao Lobato.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Caras novas, mundo novo

Próximo

Teria sido bem pior

Deixe seu comentário